Maestro Rodrigo d’Avila: Um Gênio da Música Sem Formalidades
Conheça o Maestro Rodrigo d’Avila, um cara que respira música de um jeito único! Ele é maestro, arranjador, compositor e ainda manda bem em vários instrumentos. Com formação de peso – bacharel em composição e regência pelo Conservatório Brasileiro de Música e pós-graduação em História da Música –, o Rodrigo transita entre o erudito e o popular com uma facilidade impressionante.
Já pensou tocar ou gravar com gente como Sivuca, Simone, Bibi Ferreira, Guilherme Arantes e até o Celso Blues Boy? Pois é, o Rodrigo já fez isso e muito mais! No mundo clássico, ele também brilhou ao lado de nomes como John Neschling.
Mas ele não para por aí! Rodrigo é um educador apaixonado, que já formou e regeu corais e orquestras em diversas instituições, como o Coral das Princesas de Petrópolis e o Coral Petrobras. Hoje, ele lidera o Coral de Petrópolis.
E se você acha que acabou, espere! O Rodrigo também é um compositor de mão cheia: tem duas sinfonias, uma ópera ("Guerra de Canudos") e músicas para balé e teatro. Ele criou as trilhas oficiais do "Rio Montreux Jazz Festival" por três anos seguidos e a dos Jogos Estudantis Brasileiros, além de muitas outras. Atualmente, ele se dedica a composições instrumentais com aquela raiz brasileira que a gente tanto ama, usando seus instrumentos favoritos: flauta, violão, guitarra e piano.
Ah, e nos estúdios, ele é um craque! Como arranjador e produtor, já emplacou mais de 300 jingles e trilhas pelo Brasil, dominando ferramentas como o PRO TOOLS e o FINALE.
Pra fechar com chave de ouro, ele já coleciona uns prêmios importantes:
1º Lugar no prêmio "Música do Jovem" do Estado do Rio de Janeiro (1981).
2º Lugar no concurso nacional de coros (Projeto Aquarius) em 1996.
1º e 3º Lugares no concurso internacional de corais "Harmonie Festival" na Alemanha (2005).
1º Lugar no Prêmio Maestro Guerra-Peixe (2016 e 2022) nas categorias popular e erudita.